A cultura de uma empresa é onde se encontram seus valores, “porquês” e “para quê”, é nela que todos os setores se interligam, fundamentam-se e geram o devido suporte. O motivo desse elemento ser tão notável condiz com a forma como o espírito da organização se expande e contagia a todos que fazem parte.
Cultural empresarial que gera engajamento nada mais é que todas as pessoas envolvidas nos mais diversos processos da Organização “vestindo a camisa” com empenho e dedicação ao trabalho. As grandes empresas de renome mundial têm sua cultural tão estabelecida que até mesmo seus clientes “vestem a camisa”, esse é o tipo de engajamento que gera impacto e respeito no vasto mundo dos negócios.
Para que isso ocorra, alguns detalhes são muito importantes ao longo do processo de construção, pois, a cultura organizacional não é algo estático, mas nasce de uma ideia. E é nessa ideia que, em geral, ocorre o start para a construção de grandes negócios.
Quando se investe no fortalecimento de uma cultura organizacional se investe também em sua sustentabilidade. Segundo estudo Global Human Capital Trends (2015), realizado pela Deloitte, existe o apontamento de que a cultura organizacional é um grande elemento motivacional, não só de colaboradores, como de pessoas fora ao ambiente de trabalho, sejam elas consumidoras ou futuros partícipes de seu ciclo empresarial.
Independentemente do segmento empresarial, a união de todos os setores de um Organização em torno de valores, missão e modus operandi, é um grande diferencial de empresas que buscam destaque no mercado. Identificar pontos comuns e endossá-los pode vir a ser um forte investimento em engajamento.
O que ocorre é que falando dessa forma, em vezes pode parecer algo muito grandioso, e realmente é, o que não quer dizer que investir em criar ou fortalecer a cultura de uma empresa seja uma tarefa dotada de complexidade. No entanto, não quer dizer que essa é uma tarefa fácil, mas, todo e qualquer investimento para melhor é valioso.
Nesse sentido, uma estratégia interessante é trazer a todos os colaboradores informações importantes sobre outros setores. Lançar mão de impactos positivos, que só acontecem pelo envolvimento de inúmeros processos que envolvem diversos setores, é uma maneira de dar vazão a como os setores de uma empresa, que estão conectados e juntos produzem resultados.
O movimento de compartilhar propósitos e inspirações também é uma maneira interessante de despertar a motivação e futuro engajamento. Se o compartilhamento de boas práticas precede um trabalho de escuta ativa e feedback dos colaboradores, desperta sentimentos como pertencimento e reconhecimento, tão importantes para o engajamento dos colaboradores.
Fortalecer o bem-estar de uma empresa ultrapassa o investimento em um local confortável e situações de descontração. Muitas vezes pequenos gestos pensados para a saúde dos colaboradores acabam sendo muito mais importantes do que grandes comemorações. O segredo está no dia-a-dia.
Outro detalhe importante está na criação de metas pessoais e por setores que estejam à altura das capacidades de cada colaborador e divisão. É estritamente necessário valorizar conhecimento e experiência de forma eficaz, afinal, desafios são saudáveis quando estão dentro de um planejamento de progressão individual e coletivo.
Quer situação melhor do que lideranças que valorizam cada detalhe, suplantando um fluxo de feedback entre colaboradores e todos os setores de uma Organização?
Incentivar novos talentos e valorizar o crescimento de uma empresa com base na gestão de pessoas é uma das mais bem sucedidas estratégias de lideranças que visam o engajamento de seus colaboradores. É através de uma cultura organizacional consolidada que emerge a sustentabilidade dos negócios bem sucedidos, pois, esse movimento interliga de forma saudável quem está na ponta e quem efetivamente pensa o planejamento de ações em nível estratégico.
No comments yet
Leave a Reply