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O que é Cultura Organizacional?

A cultura de uma empresa é onde se encontram seus valores, “porquês” e “para quê”, é nela que todos os setores se interligam, fundamentam-se e geram o devido suporte. O motivo desse elemento ser tão notável condiz com a forma como o espírito da organização se expande e contagia a todos que fazem parte.

Cultural empresarial que gera engajamento nada mais é que todas as pessoas envolvidas nos mais diversos processos da Organização “vestindo a camisa”  com empenho e dedicação ao trabalho. As grandes empresas de renome mundial têm sua cultural tão estabelecida que até mesmo seus clientes “vestem a camisa”, esse é o tipo de engajamento que gera impacto e respeito no vasto mundo dos negócios.

Para que isso ocorra, alguns detalhes são muito importantes ao longo do processo de construção, pois, a cultura organizacional não é algo estático, mas nasce de uma ideia. E é nessa ideia que, em geral, ocorre o start para a construção de grandes negócios.

Importância da Cultura em uma empresa

Quando se investe no fortalecimento de uma cultura organizacional se investe também em sua sustentabilidade. Segundo estudo Global Human Capital Trends (2015), realizado pela Deloitte, existe o apontamento de que a cultura organizacional é um grande elemento motivacional, não só de colaboradores, como de pessoas fora ao ambiente de trabalho, sejam elas consumidoras ou futuros partícipes de seu ciclo empresarial.

Independentemente do segmento empresarial, a união de todos os setores de um Organização em torno de valores, missão e modus operandi, é um grande diferencial de empresas que buscam destaque no mercado. Identificar pontos comuns e endossá-los pode vir a ser um forte investimento em engajamento.

O que ocorre é que falando dessa forma, em vezes pode parecer algo muito grandioso, e realmente é, o que não quer dizer que investir em criar ou fortalecer a cultura de uma empresa seja uma tarefa dotada de complexidade. No entanto, não quer dizer que essa é uma tarefa fácil, mas, todo e qualquer investimento para melhor é valioso.

Noção do todo – todos devem saber como é o ciclo da empresa

Nesse sentido, uma estratégia interessante é trazer a todos os colaboradores informações importantes sobre outros setores. Lançar mão de impactos positivos, que só acontecem pelo envolvimento de inúmeros processos que envolvem diversos setores, é uma maneira de dar vazão a como os setores de uma empresa, que estão conectados e juntos produzem resultados.

Compartilhe práticas positivas

O movimento de compartilhar propósitos e inspirações também é uma maneira interessante de despertar a motivação e futuro engajamento. Se o compartilhamento de boas práticas precede um trabalho de escuta ativa e feedback dos colaboradores, desperta sentimentos como pertencimento e reconhecimento, tão importantes para o engajamento dos colaboradores.

Fortalecer o bem-estar de uma empresa ultrapassa o investimento em um local confortável e situações de descontração. Muitas vezes pequenos gestos pensados para a saúde dos colaboradores acabam sendo muito mais importantes do que grandes comemorações. O segredo está no dia-a-dia.

Crie metas claras e justas

Outro detalhe importante está na criação de metas pessoais e por setores que estejam à altura das capacidades de cada colaborador e divisão. É estritamente necessário valorizar conhecimento e experiência de forma eficaz, afinal, desafios são saudáveis quando estão dentro de um planejamento de progressão individual e coletivo.

Incentive e valorize

Quer situação melhor do que lideranças que valorizam cada detalhe, suplantando um fluxo de feedback entre colaboradores e todos os setores de uma Organização?

Incentivar novos talentos e valorizar o crescimento de uma empresa com base na gestão de pessoas é uma das mais bem sucedidas estratégias de lideranças que visam o engajamento de seus colaboradores. É através de uma cultura organizacional consolidada que emerge a sustentabilidade dos negócios bem sucedidos, pois, esse movimento interliga de forma saudável quem está na ponta e quem efetivamente pensa o planejamento de ações em nível estratégico.

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