Blog

Fique por dentro das notícias mais importantes

O universo dos investimentos é vasto e superpopuloso, muitos empreendedores apostam nessa área ao menos em algum momento de sua carreira. Seja para o seu próprio negócio, seja em ações de outras empresas, o investimento faz parte da cartilha do empreendedor.

Atualmente, quando falamos em startup também queremos dizer investimento. Mas que tipo de investimento?

Se acalme, vamos pensando nisso aos poucos. Não se assuste com a palavra investimento, a dimensão do que é investir em um mercado mudou muito após o boom das startups.

E para que esse tema seja de fácil compreensão e se adeque ao seu bolso e negócio, trazemos para você algumas ideias já executadas para te ajudar de forma prática.

Você já ouviu falar em Bootstrapping?

Esse termo nasceu em 1880, para nomear um acessório utilizado para calçar botas. Acontece que não demorou muito para que esse termo fosse aplicado de forma metafórica em outros contextos, adquirindo novos significados.

No mundo dos negócios, o bootstrapping é uma forma de investimento que conta, nada mais, nada menos, com o que o empreendedor tem em caixa. Todo e qualquer investimento inicial é realizado pelo próprio idealizador do negócio, que provém os recursos para que o seu negócio funcione.

Para colocar em prática o bootstrapping o empreendedor usa apenas o seu próprio faturamento como investimento, isso garante que a startup se mantenha no verde, com maiores possibilidades de garantir um rápido crescimento.

É importante lembrar que, além de investir apenas o faturamento da própria empresa, o empreendedor tem que ter em mente onde quer chegar, os valores e cultura de sua empresa, bem como controle sob o seu negócio. Esse pequeno conjunto é o que podemos chamar de “pé no chão”, é o que garantirá a você investir de forma consciente, pensando em crescer, mas sem se perder na curva.

Capital Semente (Seed Capital)

Outra forma muito procurada para investir em um novo negócio é o Capital Semente. Ideal para empreendedores em fase inicial que estão partindo do “zero”. A busca por esse modelo de capital de risco é uma ótima opção para quem quer visualizar lucros ainda nos primeiros passos da jornada de sua empresa.

O Capital Semente nada mais é do que um tipo de financiamento subsidiado por fundos de investimento que podem aplicar valores até R$ 5 milhões em negócios que estão em desenvolvimento inicial.

Mas, para conseguir alcançar empresas que trabalham com essa linha de investimento, você precisará muito mais do que boas ideias e argumentos contundentes. É necessário um modelo de negócios muito alinhado e claro, uma ótima rede de contatos. Afinal, networking é tudo no mundo dos negócios!

Existem, também, dois modelos muito procurados por novos empreendedores, são as aceleradoras e as incubadoras  de startup/empresa.

Incubadoras

As incubadoras,  como o próprio nome sugere, realizam um trabalho de incubação que busca estruturar melhor os projetos de empresas que ainda não estão totalmente prontas para entrar no mercado. A grande ideia aqui é desenvolver empresas em todos os campos, ideação, pivotagem, modelo de negócios e networking.

Aceleradoras

Já a aceleração é um pouquinho diferente. Toda a base que o empreendedor tem na fase de incubação é ainda mais aprofundada nas aceleradoras. Isso tudo porque é a hora de maturação, lidar com números, metas, KPIs. A grande ideia aqui é ajudar o empreendedor a crescer rapidamente e, em muitos casos, de forma sustentável.

Venture Capital e Venture Building

Outras duas maneiras de colocar em prática formas de investimento saudáveis são os modelos Venture Capital e Venture Building. Não muito diferente do que vimos até agora, VC e VB são lapidações de modelos de investimento de capital de risco e aceleração.

No caso do VB a grande sacada é extrapolar o networking e botar a mão na massa. Já o VC é um modelo de investimento que visa auxiliar o crescimento de startups por meio da compra de ações, em geral, minoritárias.

Existem boas opções para o crescimento de sua empresa no mundo dos negócios, a grande ideia é ir se preparando para alçar voo. Se inspire, seja gigante!

No comments yet

Open chat
Powered by