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Não é de hoje que a gestão de dados vem sendo cada vez mais requisitada em empresas. Criar indicadores, métricas e mensurar dados constitui uma parte importante para gestores que buscam trabalhar com planejamento estratégico, elevando ainda mais a expertise dos negócios da empresa em que estão vinculados.

O sucesso do gerenciamento de dados é tão interessante que nos últimos tempos inúmeros cursos de pós graduação e especialização oferecem os mais diversos ramos dentre esse nicho. Com o crescimento do uso de ferramentas de marketing digital, tecnologia incorporada aos negócios, dentre outras, torna urgente o uso de metodologias de análise para mensurar resultados, indicadores e entender o que realmente importa para cada empresa nesse vasto mundo de negócios.

Otimização de recursos, estratégia e gerenciamento de dados

Por mais que à primeira vista possa parecer distante, o gerenciamento de dados pode servir como insumo para o desenvolvimento de estratégias e otimização de recursos. Isso ocorre pela clareza de dados em todos os fluxos e processos, dizendo ao gestor exatamente com o que se preocupar e/ou investir mais.

Nesse sentido, compete à área de gerenciamento de dados coletar, tratar e analisar dados que sirvam como base para que gestores e lideranças possam vir a realizar intervenções e tomar decisões que maximizem os ganhos da Organização. Além disso, lidar com dados de forma a otimizar os processos auxilia em muito a gestão de riscos e planejamento de uma empresa, uma vez que indica o sucesso e/ou insucesso de ações.

Existem algumas ferramentas interessantes para o gerenciamento de dados, estas facilitam a captação, tratamento e cruzamento de dados, gerando uma leitura mais simplificada desses dados. Sendo essas:

  • Tableau: esse é um programa muito interessante, utilizado principalmente por empresas que trabalham com Big Data, onde existe a possibilidade de cruzar dados entre áreas, facilitando a visualização dos conjuntos de dados;
  • R: essa ferramenta é muito popular para quem trabalha com ciência de dados e estatística, o R permite cruzamentos simples e complexos, além de facilitar a edição simplificada do banco de dados. Essa é uma ferramenta gratuita que funciona com leitura e aplicação de códigos de fácil obtenção;
  • Python: um instrumento muito popular entre os desenvolvedores, é mais voltado para área de programação para análise de dados;
  • Google Analytics: uma ferramenta muito interessante para empresas que possuem uma frente voltado para o marketing de conteúdo e digital. Essencial para quem trabalha com notícias, blog e site, auxiliando no entendimento de tráfego de dados em páginas de internet.

Banco de dados

Além disso, compete ao gerenciamento de dados o armazenamento de diversas informações, a partir de um banco de dados. Nesse banco, em que ficam armazenados os dados, é onde os gestores ou analistas podem realizam a análise dos dados obtidos pela empresa.

As informações que compõem o banco de dados podem ser as mais diversas, desde referências de clientes (nomes, telefone, endereço…), até dados sobre resultados, acessos a sites, views em redes sociais, comportamentos, dentre outras.

Cada espécie de informação que compõem o banco de dados pode gerar uma gama de cruzamentos e resultados importantes para a rentabilidade e sustentabilidade de uma empresa. É o banco de dados que alimenta as ferramentas utilizadas para análise de dados.

No entanto, é muito importante lembrar que a segurança dos dados é essencial para o sucesso do uso de insumos e relatórios. Pensando nisso, foi criada a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD, Lei 13.709 de 2018), que entrará em vigor em 2021e dispõe sobre os tipos de uso e armazenamento de dados vinculados à pessoas físicas, visando maior segurança e transparência quanto a utilização de dados pessoais. 

Vale lembrar que todo o cuidado é essencial.

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