O termo crise é algo assustador para muitos empreendedores, no entanto, as crises fazem parte da alta gama de possibilidades e complexidade do mundo dos negócios.
Os cenários de crise podem emergir por inúmeros fatores, sejam estes pequenos detalhes, sejam por ações com grande grau de impacto para as empresas. Estas crises podem ocorrer tanto em âmbito organizacional, quanto em âmbito externo, quando o objeto da crise emerge de alguma ação ou agente de fora da Organização.
No entanto, o que mais chama a atenção nos cenários de crise não é propriamente a “crise”, e sim como se lida com ela. Em geral, a grande problemática não está na crise, mas sim na maneira como esta é gerida. E é nesse momento onde se faz necessário implementar a gestão de crises.
Gestão de crise nada mais é do que um conjunto de ações e medidas adotadas, que vão desde o âmbito administrativo às comunicações. O que realmente importa nesse tipo de gestão é trazer soluções inteligentes para situações problemas inerentes ao mundo dos negócios.
Uma das grandes aliadas da gestão de crises é a gestão de riscos. Embora esses dois modelos de gestão tragam metodologias diferentes, ambos podem ser executados em alguns momentos de forma concomitante. Desta forma, podemos dizer que a gestão de risco e gestão de crise são complementares e podem trazer boas soluções quando o assunto for enfrentamento de problemas.
É nesse sentido que o planejamento de ações, sejam estas interventivas e/ou preventivas, faz toda a diferença para escapar de grandes impactos que podem vir a onerar os processos e resultados das Organizações. É com base em um planejamento estratégico que as decisões são tomadas, com maior chance de assertividade.
E, vamos trazer aqui algumas dicas que podem auxiliar no enfrentamento e fortalecimento de relações em meio às possíveis crises.
Para realizar um planejamento em meio a cenários de crise não basta só olhar para o problema, é sempre interessante um olhar para o todo. Além de fluxos, processos e resultados, os colaboradores que atuam junto às empresas são parte fundamental para conseguir gerir e vencer quaisquer cenários de crise. Nesse sentido, reforçar a atuação do setor de Recursos Humanos é essencial para acalmar os ânimos e motivar os colaboradores a estarem engajados.
Trabalhar em uma boa estratégia de comunicação entre setores, abrir espaços de escuta e feedback junto aos colaboradores pode ser uma ação motivacional valiosa para que as empresas possam enfrentar as crises com maior leveza. E é aí que o papel estratégico de RH entra com força total.
Relembrar e engajar a missão e valores da Organização, visando o enfrentamento nos cenários de crise, é vital para a continuidade de qualquer negócio. Investir em ações estratégicas com auxílio do RH pode impactar positivamente nos indicadores de desempenho de colaboradores e setores.
A rapidez em relação às intervenções a serem tomadas diante dos momentos de crise é essencial para ultrapassar as situações de dificuldade. Além disso, apostar em monitoramento das ações emergenciais é uma forma eficaz para acompanhar de perto o avanço das intervenções até a efetiva solução de problemas.
No entanto, para que isso ocorra, é vital contar com o envolvimento de todas as lideranças que compõem a empresa. É a partir das lideranças e gestores que as devolutivas sobre monitoramento serão pormenorizadas. Além disso, contar com a participação, ideias e abertura de espaços de falas de quem está à frente das equipes é uma maneira eficaz de vencer crises e otimizar recursos.
Não esqueça que os detalhes fazem muita diferença na hora de planejar. E a qualquer sinal de dificuldades, além do planejamento para a gestão de crise, invista na participação e engajamento dos colaboradores.
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