Blog

Fique por dentro das notícias mais importantes

Longe de ser um segredo, o avanço tecnológico vem trazendo prósperas mudanças para a sociedade. Os processos acelerados e o constante crescimento em termos tecnológicos vêm modificando consideravelmente o nosso cotidiano.

A praticidade que a tecnologia traz ao nosso dia-a-dia está trazendo novos significados para as nossas relações como um todo. Hoje podemos facilmente realizar chamadas de vídeo com pessoas em qualquer lugar do mundo, estamos todos conectados e em constante comunicação.

Não é de hoje que o mundo do trabalho vem sendo beneficiado pelo avanço tecnológico. Esse avanço vai além de novos equipamentos de trabalho, está também intimamente conectado às nossas comunicações, a ponto de reuniões por videoconferência terem se tornado normais em nosso cotidiano, por exemplo.

Ainda no ano de 2015, em matéria realizada pela revista Exame, já se esperava um interessante amadurecimento de uma cultura vinculada ao trabalho remoto. Seja uma jornada flexível, seja em uma jornada total de trabalho, o trabalho remoto está em ascensão.

Segundo pesquisa realizada pela Convenia e Ahgora (2019), 63,6% das empresas não possuem regime de trabalho remoto, sendo a mudança na cultura da empresa um dos maiores impeditivos (53,2%) para a implementação desse sistema. No entanto, a pesquisa também aponta que grande parte dos colaboradores entrevistados consideram (33,1%) ou gostariam de trabalhar remotamente (58,8%).

Em linhas gerais, o que podemos observar dentre os movimentos recentemente realizados por empresas em nível mundial é uma simpatia à aderência a este inovador modelo de trabalho. Além de grandes empresas, essa tendência está sendo a realidade de médias e pequenas organizações.

Implementando o trabalho remoto

Trazer o trabalho remoto para a realidade de uma empresa não é tarefa fácil, no entanto, se faz promissor na maioria dos casos.

Comece pela ideia, trabalhe em nível de cultura empresarial

Muitas vezes a parte mais delicada de uma transição é a modificação em processos que estão enraizados na cultura de uma empresa. Mas, começar por essa cultura pode ser uma estratégia vantajosa.

Iniciar o processo de implementação de trabalho remoto pela intenção, ou seja, ressaltando seus aspectos positivos de liberdade, conforto e produtividade, é uma maneira efetiva para introduzir essa pauta.

Mas, não se pode esquecer de duas importantes ações que permeiam o fortalecimento da cultura para possibilitar o trabalho remoto: comunicação e disciplina.

As vantagens de uma comunicação fluída

A comunicação é uma das maiores aliadas de qualquer gestão em negócios. Isso porque é a partir desse importante elemento onde as chances de crescimento se tornam reais.

Equipes cuja a comunicação ocorre de maneira fluída evitam inúmeros problemas ao passar do tempo. A exemplo disso, podemos mencionar a melhoria nos processos, quando as possibilidades de retrabalho são cortadas pela comunicação entre colaboradores e gestores.

Atualmente muitas empresas investem em sua cultura, tendo como pilar a construção pela comunicação. E para facilitar o desempenho dessa característica muitas empresas vêm desenvolvendo plataformas e aplicativos com a intenção de disseminar e explorar ainda mais inovadoras metodologias de trabalho.

Contudo e não menos importante, é válido lembrar que para que a comunicação se torne uma estratégia exitosa, é preciso estar atento a outra importante característica: a disciplina.

Disciplina como processo de trabalho

Quando o assunto é home office, outra importante estratégia é a disciplina. Estabelecer uma rotina pautada em organização de tarefas, registro de entradas e saídas em um sistema de ponto digital, entre outros, são dicas para que a cultura do trabalho remoto seja fortalecida e melhor aproveitada.

Nem só de gestão se faz o trabalho remoto

Os benefícios desse método inovador também são interessantes para os colaboradores. O cenário da modalidade de trabalho remoto se torna muito interessante quando a liberdade está atrelada à produção.

A flexibilidade do trabalho remoto possibilita aos colaboradores aproveitar os momentos mais preciosos em relação ao seu fazer produtivo. Seja em um regime síncrono ou assíncrono, a liberdade de produção atrelada à disciplina, conjuntamente como uma comunicação fluída, garante aos colaboradores inúmeras vantagens, como gerenciamento do tempo, tarefas e comodidade.

Trabalhar no conforto da sua casa, ou em um ambiente que estimule o potencial criativo é uma grande vantagem que, quando colocada na “balança”, aponta ganhos na economia e bem-estar de todos os indivíduos envolvidos.

OBS.: Em 28/04, a IIN Social produziu um webinário com o tema “Produtividade em Home Office: como vencer distrações e ter uma ótima priorização.”, para assistir CLIQUE AQUI.

2 comments