Blog

Fique por dentro das notícias mais importantes

Hoje de manhã, qual foi a sua motivação para sair da cama? O que te move profissionalmente? O que te inspira a seguir em busca dos seus objetivos? Ao procurar as respostas para essas questões, você também estará pensando nos conceitos de vocação, propósito e realização. Importantíssimos para uma vida mais plena.

E, engana-se quem pensa que essa conversa é ‘muito filosófica’. Muito pelo contrário. Embora, os profissionais de sucesso possuam foco, disciplina e mantenha-se atualizados; pode-se dizer que outra característica é comum aos que possuem esse perfil: são pessoas que conhecem o seu propósito.

Entre as inúmeras técnicas que prometem te aproximar desse autoconhecimento está o Ikigai – método milenar japonês e uma importante (e simples) ferramenta que irá te ajudar a encontrar o trabalho ideal para o seu perfil. Ou seja, com o Ikigai você poderá atuar profissionalmente tendo como base a união entre vocação, propósito e impacto.

O que é o Ikigai?

Originário no Japão, local de uma das populações mais antigas do mundo, o Ikigai é uma técnica que tem se popularizado em outros lugares do mundo. O motivo, como vimos, é muito simples: uma das promessas de se utilizar esse método é viver mais e melhor.

Embora não possua uma tradução precisa, o termo Ikigai é a junção das palavras japonesas ikiru (“viver”) e kai (“realização do que se espera”). Com isso, o significado de Ikigai está próximo da ideia de ter propósito de vida, ou razão para viver. Já em outra vertente, o termo também pode ter origem na palavra gai (“concha”, objeto valioso na antiguidade) que é a raiz do termo kai.

O Ikigai também está relacionado com o povoado de Okinawa, conhecido por sua população com altos índices de longevidade e satisfação pessoal. As explicações para essas características, segundo alguns estudos, está no fato do Ikigai ser um técnica amplamente difundida no local. Por isso, muitos acreditam que a técnica é o segredo para se viver mais e melhor.

Modelo do Ikigai desenhado em um papel acompanhado de caneta e caneca com café

Modelo de Ikigai

Como funciona?

Para utilizar a técnica é preciso começar com a auto-observação. Você deve compreender dentro de você quais são suas motivações e propósitos. Para isso, comece se perguntando: o que você ama? No que você é bom? Em que o mundo precisa de você? Pelo que você pode se pago?

A ideia é que ao buscar as respostas para essas perguntas, você consiga identificar qual é o seu propósito de vida. E, como são quatro perguntas, cada resposta deve compor um círculo. Na intersecção dos quatro, você terá um direcionamento sobre como atuar em consonância com suas paixões e o mercado de trabalho. Obtendo assim, satisfação, reconhecimento e felicidade. 

No entanto, embora os objetivos possam parecer grandiosos, é importante começar com pequenas metas. Por exemplo, um de seus propósitos é ter mais saúde? Observe no seu passado e presente quais são as pequenas ações que contribuem para isso. Aos poucos, com o conhecimento adquirido pela auto-observação, amplie o alcance de sua meta.

Qual é o impacto?

Ao aplicar o Ikigai, segundo os estudiosos da técnica, muitos são os benefícios, entre eles: uma vida alinhada com seus propósitos mais íntimos. Na esfera pessoal, isso é capaz de te tornar mais consciente e motivado para conquistar uma vida mais plena.

Já quando o assunto é atuação profissional, os ganhos são ainda mais importantes. Grande parte do nosso tempo é usado para atividades do trabalho. São compromissos, ações, reuniões e, claro, estudos. Qualquer profissional que deseja se destacar vive essa realidade. No entanto, para atingir o sucesso, todo esse trabalho pode ser inútil caso não haja um elemento: saber qual é o seu propósito.

Por isso, conhecer suas motivações é o caminho para uma carreira mais estável e capaz de gerar reconhecimento e satisfação. E, é sempre bom lembrar, profissionais que trabalham com o que gostam obtém mais êxitos pessoais e financeiros do que os que desempenham atividades que não estão em sintonia com suas paixões.

E, você, está alinhado com o seu propósito? Se a resposta for não, fique tranquilo. O Ikigai é uma técnica que pode (e deve) ser utilizada em qualquer altura da vida. E, outra informação importante, ela não é fixa. Com o passar dos anos e experiências, nossos objetivos e propósitos podem mudar. O importante aqui é ser sincero consigo mesmo e buscar viver com mais felicidade.

No comments yet

Open chat