A Uber já colocou em operação os caminhões autônomos que realizam entregas nos Estados Unidos.
O empenho da Uber em dominar inclusive a indústria de transporte de cargas avança com carretas que dirigem sozinhas.
Caminhões que são associados a aplicativos de transporte e mercadorias.
As entregas dos caminhões robôs já está acontecendo no Arizona.
O mesmo lugar onde os táxis robôs estão sendo testados.
Apesar dos caminhões dirigirem sozinhos, há humanos envolvidos na condução das cargas.
São eles quem assumem o controle da direção nos últimos quilômetros da trajetória a ser percorrida.
Ameaça ou boa notícia?
Para a Uber os caminhões contribuem com a geração de emprego.
Eles ainda não são avançados o bastante para longas distâncias e precisam de um motorista no volante com segurança.
Por isso, tem sido muito usado o aplicativo Uber Freight que reserva um motorista de caminhão para dirigir.
No aplicativo, há uma base de motoristas cadastrados e verificados, assim como acontece no aplicativo do Uber de transporte de passageiros.
Quando a pessoa precisa transportar alguma carga, ela faz o pedido do caminhão, o valor do frete aparece na tela e ela contrata o serviço.
O caminhão estando em localidade próxima, recolhe o que será transportado e faz a entrega.
Como funciona?
- A empresa ou pessoa solicita por meio do app o transporte de sua carga
- O motorista da Uber cadastrado dirigindo um caminhão convencional se dirige até o cliente e pega a carga
- Esse mesmo motorista teansporta a carga para um centro de distribuição onde estão os caminhões autonomos. A carga é posta no caminhão robo que segue o percurso mais longo da viagem, sempre em vias rodoviárias
- Quando o fim do eprcurso se aproxima, o motorista da Uber dirige o caminhão autonomo e o conduz para outro centro de transferência.
- Lá a carga é redirecionada para um caminhão convencional, dirigido por um motorista que faz a entrega final.
Parece trabalhoso, mas o argumento da Uber é que dessa maneira, os caminhoneiros não passam um tempo desgastante na estrada como é de costume para as pessoas que estão nessa profissão.
Ainda não se sabe quantos caminhões operam por esse serviço de entregas e nem quantas entregas já foram feitas com o a ajuda dos caminhoes autonomos.
O Grupo de Tecnologia Avançada da Uber, que supervisiona todos os esforços de auto-condução da empresa, segundo informações do The Verge disse que seus veículos têm movido coletivamente 2 milhões de milhas.
A esperança é, eventualmente, chegar a um ponto em que este processo – impulsos de curta distância conduzidos por humanos e longas rotas de autonomia – se torna “contínuo”, disse Alden Woodrow, líder do produto em caminhões auto-dirigentes em Uber.
A seguir, veja no vídeo como funciona
Fonte: Informações do The Verge
Imagens: Reprodução