A maior conquista de todo empreendedor é ver o seu próprio negócio crescendo cada vez mais. Esse crescimento é indicativo de que muitas estratégias e processos adotados estão realmente funcionando. Mas, muito antes de chegar a processos bem sucedidos, é preciso planejar e testar, para então estruturar.
E dentre essas etapas, o planejamento financeiro é muito importante. Todo o crescimento empresarial requer medidas de monitoramento e planejamento de tempo em tempo, e para isso, é imprescindível adotar medidas cabíveis para o melhor processo de tomada de decisões.
Afinal, planejar a vida financeira de uma empresa, além de garantir a sustentabilidade, também confere ao negócio o seu alargamento e maior estabilidade no mercado.
Além disso, as práticas realizadas em todos os setores de uma empresa dependem, em muito, do que consta no planejamento financeiro da mesma. Isso tudo porque o financeiro é um dos órgãos vitais de um negócio. É a partir desse “órgão” que novas ideias, investimentos e conquistas podem ser concretizados.
As razões para ter o financeiro de sua empresa muito bem pensado e elaborado podem ser as mais diversas. Mas o momento de trabalhar fortemente em um planejamento, você sabe qual é?
Essa é uma pergunta muito interessante, pois, nem todos os empreendedores dão a devida importância para os ciclos de um planejamento financeiro. Pensar em um planejamento como uma única versão pode ser arriscado, reoxigenar, monitorar e modificar – quando necessário – é muito interessante para a manutenção das ações e investimentos em soluções para uma empresa.
Nem só para inícios de negócios serve o planejamento financeiro, essa estratégia serve para todos os momentos de sua empresa. Ter dinheiro em caixa é muito importante para que o negócio sobreviva e cresça com o tempo. E, para que isso aconteça, é necessário que se tenha fôlego, ou seja, um planejamento muito bem amarrado!
Construir ou reconstruir um planejamento financeiro nem sempre é uma tarefa fácil. A exigência profissional é muito grande: as pessoas responsáveis por “fazer acontecer” devem ter amplo conhecimento sobre a organização, seus ideais e valores, recursos humanos, investimentos físicos, entre outros. Além disso, dominar ferramentas de planejamento e monitoramento é indispensável para um planejamento bem sucedido.
Nesse sentido, definir projeções futuras a partir de objetivos a serem alcançados, com o devido acompanhamento das etapas projetadas até o resultado esperado é uma metodologia interessante para constar em seu planejamento. Permita-se pensar o seu planejamento em diversas etapas, com responsáveis por ações e entrega de resultados temporalmente mensuráveis.
Desta forma, realizar modificações e repensar estratégias pode se tornar uma ação mais simples de ser executada.
Para colocar em prática um planejamento eficiente é necessário usar de ferramentas que facilitem o acompanhamento de ações. Além disso, ter um histórico organizado de ações, estratégias e resultados, é muito importante para quem está à frente do gerenciamento dos negócios.
Utilizar amplamente os recursos como planilhas e PDCA, pode facilitar, em muito, a gestão financeira de uma empresa.
As planilhas de programas como Excel, por exemplo, são velhas aliadas de profissionais que trabalham com indicadores que visam o monitoramento financeiro de uma empresa. Já no caso do PDCA, o uso não se faz corriqueiro, no entanto, é peça chave para pensar estratégias e verificar riscos.
Além disso, estar a par de tudo o que acontece na empresa, por intermédio de indicadores de desempenho, processo e resultados é essencial para que um negócio tenha sucesso à médio e longo prazo. Esses elementos de monitoramento também são essenciais para pensar intervenções e até mesmo apostar fortemente em novos produtos e serviços.
No comments yet
Leave a Reply