Em 2016 tive oportunidade de receber Ricardo Michetti, fundador do Consulta Já juntamente com seu sócio Luciano Piacenti, que havia participado de nossa Imersão de Negócios ao Vale do Silício.
O que me chamou a atenção naquele momento foi a estruturação do modelo de negócio e também a forma como eles estavam se posicionando no mercado. Estava claro que eles estavam focados para levar o projeto a novos patamares.
Em Julho daquele ano receberam um aporte de R$ 1 Milhão, porem somente no início de 2017 que os resultados começaram a tracionar, eles tem a expectativa de atingir até o final deste ano de 5.000 clientes e um faturamento de R$3.000.000,00.
Tudo começou em 2013 quando o Valdecir estava com sua mãe doente em um hospital e dos muitos pacientes que eram chamados, muitos não tinham comparecido.
Ali ele identificou que havia um grande problema e uma grande oportunidade, pois haviam pessoas precisando ser atendidas (que eram os pacientes) e do outro lado um grande rombo financeiro causado pelas pessoas que faltavam.
Então ele começou a desenhar um projeto pra solucionar esses problemas.
Como éramos amigos (e ainda somos….rsrs) ele compartilhou comigo sua ideia e me convidou a desenvolver e tocar esse projeto junto.
A partir daí começamos a realizar pesquisas de mercado, desenvolver a solução e validar o produto e o próprio mercado. Nessa fase percebemos que esse problema atinge todo o segmento de saúde, como clinicas médicas, de psicologia e principalmente a odontologia.
E percebemos uma coisa muito importante também! Nossa proposta era extremamente aceita e aguardada por todos com quem conversávamos.
O Consulta Já é uma ferramenta de gestão de agendas para clínicas e consultórios focada em reduzir a falta (no-show) dos pacientes utilizando-se de aplicativo para monitoramento, cujo benefício da utilização é para ambas as partes (clínica e paciente), pois o pacientes podem agendar suas consulta de maneira simples, prática e rápida e, através do Consulta Já, tem prioridade na antecipação de consultas.
“Imagine que um paciente agendou uma consulta pra daqui 30 dias. Atualmente a taxa de no-show em um consultório é de 20% a 40%. Este paciente que está agendado daqui a 30 dias receberá opções de novos horários para ser atendido.”
No final de 2013 abriu um edital para o Parque Tecnológico de Ribeirão Preto (FIPASE/SUPERA), o qual participamos juntamente com vários outros projetos. Em março de 2014 entramos para a incubadora.
Isso foi crucial para o Consulta Já pois recebemos muita informação sobre todas as áreas! Desde a modelagem do negócio, passando por serviços de gráfica e consultorias até networking com fundos de investimento e parceiros estratégicos.
Foi nesse momento em que eu deixei todas as minhas outras atividades para me dedicar exclusivamente ao Consulta Já.
Vinhamos desenvolvendo nossa solução e testando com clientes reais, porém à uma velocidade limitada, pois nossos recursos eram extremamente limitados.
Como estávamos praticamente sem recursos para continuar o projeto, precisávamos de um investidor anjo, foi quando no final de 2015 em uma feira da saúde conheci um empresário de Ribeirão Preto que conheceu o Consulta Já e teve grande interesse em fazer parte da empresa. Ele aportou os recursos necessários para que conseguíssemos tocar as operações e continuar com o desenvolvimento e estruturação do negócio.
Em junho de 2016 fomos procurados pela Alliage, detentora das marcas Dabi Atlante, SAEVO entre outras. O contato se deu devido recomendação do SUPERA PARQUE.
Naquele momento estávamos analisando algumas possibilidades de parceria e de como trabalhar juntos no desenvolvimento de soluções para a área odontológica.
“Como a Alliage é uma fabricante de equipamentos e produtos, o Consulta Já poderia auxiliar em um novo “braço”, o de serviço, pois em nosso plano de negócio prevemos soluções que auxiliem as clínicas a reduzir custos, aumentar o faturamento, reter clientes, realizar compras de produtos e até mesmo prever a manutenção de equipamentos e acionar a assistência técnica mais próxima.”
Em janeiro de 2017 concluímos essa negociação e passamos a ter a Alliage como sócia majoritária do Consulta Já.
Com a entrada da Alliage no negócio e o aporte recebido, nosso próximo passo é colocar o produto no mercado em escala nacional, desenvolver toda a estrutura e inteligência de marketing, estruturar e validar os melhores canais de venda afim de que nossos clientes possam ter a melhor experiência possível.
Apesar do Brasil estar entre os maiores mercados do mundo na área da saúde, o nível de investimento em ferramentas de gestão gasto pelos profissionais brasileiros ainda é muito pequeno, quando comparado aos mercados mais maduros, como nos Estados Unidos por exemplo, e a tendência é que os profissionais invistam cada vez mais em ferramentas que melhorem sua eficiência e produtividade para garantir a satisfação dos seus clientes e aumentar sua competitividade. O profissional brasileiro está começando a enxergar sua clínica como um negócio e não mais como uma extensão de sua vida pessoal.
“Nossa meta é chegar ao final de 2017 com 5.000 clientes e um faturamento de R$3.000.000,00”.
O Canal M8 é parceiro da INN Imersões ao Vale do Silício. Para participar da 10ª Edição entre em contato agora mesmo – www.missãonovaledosilicio.com.br
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