Profissionalmente, como está sendo o seu fim de ano? Já está traçando as metas e planos para 2020? Este é um período ideal para isso! E, seja para celebrar as conquistas ou procurar novas oportunidades, hoje, a internet é uma ferramenta essencial.
Entre as inúmeras opções online, se você pensa em dar um up na carreira nos próximos meses, o LinkedIn pode te ajudar. Embora as outras redes sociais, como o Facebook e Instagram, também cumpram esse papel, é no LinkedIn que o seu networking pode ser feito de maneira simples e eficiente.
Isso acontece porque ele foi criado justamente com esta finalidade: conectar profissionais com interesses e projetos em comum. Lançado em 5 de maio de 2003, o LinkedIn pode ser considerado uma espécie de Facebook. No entanto, aqui o foco é sua carreira. Por isso, seu perfil, em primeiro lugar, será um eficiente cartão de visitas.
Mas, não é apenas isso! Ao criar seu perfil no LinkedIn, outros usuários terão acesso a sua trajetória profissional. Mas, como a interação é fundamental, nesta rede social, você também pode compartilhar conteúdos e interagir com outros pessoas e organizações. Lembre-se, apenas possuir um perfil não é suficiente. Para fazer a diferença, é preciso ter presença!
Um exemplo: entre as inúmeras formas de interação, é possível ‘trocar’ recomendação. No LinkedIn, pessoas que trabalham juntas ou já foram colegas de trabalho podem compartilhar uma espécie de depoimento sobre suas experiências profissionais em comum. Essas informações ficarão disponíveis em seu perfil. Com isso, outros usuários poderão conhecer um pouco mais da sua atuação profissional. Ou seja, além de toda informação que você disponibiliza, a sua trajetória será descrita por outras pessoas. Isso, óbvio, além de credibilidade, te ajuda no marketing pessoal.
Quer começar a usar o LinkedIn ou dar um up no seu perfil? A seguir, você conhece cinco dicas infalíveis para aproveitar o melhor dessa rede social, confira:
A sua imagem é um importante meio de se comunicar. E, aqui não estamos falando de atributos físicos; mas, sim da imagem profissional que você tem construído e deseja compartilhar. Por isso, ao criar o seu perfil no LinkedIn, escolha com cuidado qual será a fotografia do seu perfil. Aqui, vale até contar com o auxílio de um fotógrafo profissional, que poderá produzir imagens de qualidade. Isso, embora pareça um detalhe, é muito importante.
Ao elaborar a sua descrição na plataforma, é muito importante que você consiga transparecer quais são suas maiores aptidões e sua história. Para isso, disponibilizar cursos, projetos e experiências profissionais de sua trajetória profissional é fundamental. Outra dica importante é mostrar qual foi a sua participação em cada uma dessas atividades e como essas atividades moldaram seu perfil.
Com uma foto legal e uma descrição detalhada, agora o importante é interagir com os outros usuários. No LinkedIn isso é possível de diferentes maneiras. Você, por exemplo, pode ‘seguir’ outros usuários, empresas e organizações que admira. Por isso, não perca tempo. Invista em conhecer os principais profissionais de sua área e as pessoas que te inspiram. Amplie sua rede contatos. Além disso, o LinkedIn também possui grupos, que você pode participar ou até mesmo criar. A ideia é que estes espaços promovam a troca de experiências e oportunidades entre pessoas com interesses em comum. Veja e seja visto!
Profissionais de sucesso estão em constante atualização. E nisso, o LinkedIn pode te ajudar de duas maneiras. Na primeira delas, você pode consumir o conteúdo postado por outros perfis. Essa é uma excelente forma de se manter atualizado. Uma outra dica legal é produzir o seu próprio conteúdo. Por exemplo, atua na área de empreendedorismo? Você pode produzir textos sobre temas relevantes dentro dessa temática e compartilhar. Isso promove um intercâmbio de informações e experiências; ou seja, o bom e velho networking, mais uma vez. Com o tempo, e dependendo do alcance de sua mensagem, você pode até se tornar uma referência no tema.
Um erro muito comum de quem começa a utilizar o LinkedIn é pensar que apenas possuir um perfil na plataforma já é suficiente. Mas, se você chegou até esse ponto do texto, já sabe que isso não é aconselhável. Por isso, o importante é seguir as dicas anteriores e manter o seu perfil sempre atualizado e interagindo com outros profissionais. Segundo especialistas em marketing pessoal não há uma frequência de uso ideal, mas o importante é que os outros usuários, ao acessarem seu perfil, percebam que ele está atualizado e possui interações. Uma dica legal: separe um período semanal para acessar o seu perfil. Esse momento servirá para você interagir, consumir conteúdos que poderão fazer a diferença na sua atuação profissional e fazer seu networking.
Dica bônus: elabore um currículo em inglês. Com isso o alcance de seu perfil poderá ser ainda maior. Tenha em mente: não existem fronteiras para boas oportunidades!
Bom dia! Gostaria de mais informações