A Daimler AG, controladora da Mercedes-Benz, está se dividindo em três empresas para se tornar melhor preparada para o futuro.
Segundo informações extraídas da notícia publicada pelo The Verge, A Mercedes-Benz, a divisão de caminhões da Daimler e a divisão de mobilidade da Daimler se tornarão entidades independentes.
Sob a reorganização, vans e carros Mercedes-Benz serão colocados na Mercedes-Benz AG.
As operações comerciais de ônibus e caminhões da Daimler existirão juntas como Daimler Truck AG.
E a operação de mobilidade da Daimler se fundirá com sua divisão de serviços financeiros para formar a Daimler Mobility AG.
Todas as três operações permanecerão sob a Daimler AG.
Ao dividir essas diferentes atividades em empresas mais discretas, a Daimler espera dar a cada uma mais:
Os acionistas da Daimler ainda terão que votar para aprovar a decisão na reunião anual da empresa em maio de 2019. Se aprovada, a nova aparência da Daimler não será adotada até 1º de janeiro de 2020.
A decisão de dividir a Daimler se assemelha a um movimento feito também pela Ford.
A Ford criou uma nova entidade chamada Ford Autonomous Vehicles LLC.
A montadora americana também anunciou que está planejando uma reestruturação de seu modelo de negócios global para aumentar a competitividade.
As montadoras pressionaram – e foram empurradas – em todos os tipos de novas direções na última década.
Eles foram forçados a se adaptar à crescente demanda por transmissões híbridas e elétricas, principalmente graças às políticas governamentais.
Mas também ao sucesso de empresas como a Tesla.
Quase todos eles também estão explorando a ideia de carros autônomos de alguma forma ou forma, em grande parte graças ao Google e ao resto do Vale do Silício.
E a maioria também está flertando com novos modelos de negócios.
Sejam serviços de compartilhamento de carro, compartilhamento de carona ou assinatura – novamente em grande parte graças à investida das empresas de tecnologia no espaço da mobilidade.
Tudo isso acontece em um momento em que as montadoras estão maiores do que nunca e estão operando em uma escala global sem precedentes.
A Daimler AG, por exemplo, é ostensivamente uma empresa alemã.
Mas é uma das empresas de carros grandes que produz veículos na China, o que faz como parte de um acordo com a montadora estatal BAIC.
A empresa também tem um acordo com a gigante de buscas chinesa Baidu para desenvolver tecnologia de auto-direção.
E o chefe da montadora chinesa Geely, proprietária da Volvo, recentemente se tornou a maior acionista da Daimler.
E isso é só na China; A Daimler tem muitos outros esforços de fabricação em todo o mundo.
Ao longo dos últimos anos, os fabricantes de automóveis tentaram, em sua maior parte, alavancar algumas dessas incertezas.
Fazendo acordos com empresas de tecnologia e, ao mesmo tempo, trabalhando juntas.
A General Motors investiu na Lyft para desenvolver carros autônomos.
Mas também comprou a startup autônoma Cruise Automation, que recentemente recebeu US $ 2,25 bilhões do fundo de capital da SoftBank.
A Ford caiu US $ 1 bilhão para a empresa de IA autoguiada Argo, e sua Smart Mobility LLC fez uma parceria com a fabricante chinesa Zotye para desenvolver serviços de passeio no país.
A Daimler e a BMW recentemente concordaram em fundir suas operações de mobilidade em uma empresa separada.
Mas as decisões tomadas pela Daimler e pela Ford sinalizam a disposição de reagir a mudanças em toda a indústria.
Em uma escala mais interna e mais profunda do que vimos anteriormente.
Enquanto o mercado acionário inicialmente reagiu negativamente a ambos os anúncios (a Ford em particular está atualmente negociando em seu ponto mais baixo em seis anos), a Daimler rapidamente se recuperou.
Fonte: Informações do The verge.
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