Blog

Fique por dentro das notícias mais importantes

A Daimler AG, controladora da Mercedes-Benz, está se dividindo em três empresas para se tornar melhor preparada para o futuro.

Segundo informações extraídas da notícia publicada pelo The Verge, A Mercedes-Benz, a divisão de caminhões da Daimler e a divisão de mobilidade da Daimler se tornarão entidades independentes.

Sob a reorganização, vans e carros Mercedes-Benz serão colocados na Mercedes-Benz AG.

As operações comerciais de ônibus e caminhões da Daimler existirão juntas como Daimler Truck AG.

E a operação de mobilidade da Daimler se fundirá com sua divisão de serviços financeiros para formar a Daimler Mobility AG.

Todas as três operações permanecerão sob a Daimler AG.

Ao dividir essas diferentes atividades em empresas mais discretas, a Daimler espera dar a cada uma mais:

  • liberdade empreendedora,
  • mercado e foco no cliente mais fortes
  • capacidade de criar parcerias mais rápidas e flexíveis para competir melhor na indústria automobilística em constante evolução.

Os acionistas da Daimler ainda terão que votar para aprovar a decisão na reunião anual da empresa em maio de 2019. Se aprovada, a nova aparência da Daimler não será adotada até 1º de janeiro de 2020.

A decisão de dividir a Daimler  se assemelha a um movimento feito também pela Ford.

Caso Ford 

A Ford criou uma nova entidade chamada Ford Autonomous Vehicles LLC.

A montadora americana também anunciou  que está planejando uma reestruturação de seu modelo de negócios global para aumentar a competitividade.

As montadoras pressionaram – e foram empurradas – em todos os tipos de novas direções na última década.

Eles foram forçados a se adaptar à crescente demanda por transmissões híbridas e elétricas, principalmente graças às políticas governamentais.

Mas também ao sucesso de empresas como a Tesla.

Quase todos eles também estão explorando a ideia de carros autônomos de alguma forma ou forma, em grande parte graças ao Google e ao resto do Vale do Silício.

E a maioria também está flertando com novos modelos de negócios.

Sejam serviços de compartilhamento de carro, compartilhamento de carona ou assinatura – novamente em grande parte graças à investida das empresas de tecnologia no espaço da mobilidade.

Momento de carros autônomos

Tudo isso acontece em um momento em que as montadoras estão maiores do que nunca e estão operando em uma escala global sem precedentes.

A Daimler AG, por exemplo, é ostensivamente uma empresa alemã.

Mas é uma das empresas de carros grandes que produz veículos na China, o que faz como parte de um acordo com a montadora estatal BAIC.

A empresa também tem um acordo com a gigante de buscas chinesa Baidu para desenvolver tecnologia de auto-direção.

E o chefe da montadora chinesa Geely, proprietária da Volvo, recentemente se tornou a maior acionista da Daimler.

E isso é só na China; A Daimler tem muitos outros esforços de fabricação em todo o mundo.

Ao longo dos últimos anos, os fabricantes de automóveis tentaram, em sua maior parte, alavancar algumas dessas incertezas.

Fazendo acordos com empresas de tecnologia e, ao mesmo tempo, trabalhando juntas.

A General Motors investiu na Lyft para desenvolver carros autônomos.

Mas também comprou a startup autônoma Cruise Automation, que recentemente recebeu US $ 2,25 bilhões do fundo de capital da SoftBank.

A Ford caiu US $ 1 bilhão para a empresa de IA autoguiada Argo, e sua Smart Mobility LLC fez uma parceria com a fabricante chinesa Zotye para desenvolver serviços de passeio no país.

A Daimler e a BMW recentemente concordaram em fundir suas operações de mobilidade em uma empresa separada.

Mas as decisões tomadas pela Daimler e pela Ford sinalizam a disposição de reagir a mudanças em toda a indústria.

Em uma escala mais interna e mais profunda do que vimos anteriormente.

Enquanto o mercado acionário inicialmente reagiu negativamente a ambos os anúncios (a Ford em particular está atualmente negociando em seu ponto mais baixo em seis anos), a Daimler rapidamente se recuperou.

 

Fonte: Informações do The verge. 

No comments yet

Open chat
Powered by