A Tesla afirmou que concordou em fazer pagamentos a clientes em todo o mundo como parte de um acordo para uma ação coletiva.
A ação envolvia o sistema de direção assistida “Autopilot” da fabricante de carros elétricos.
O acordo foi determinado no final de maio de 2018 no tribunal federal de San Jose.
O caso, que foi aberto em 2017, envolveu inicialmente seis proprietários de carros:
Esses motoristas acusaram a Tesla de fraude.
Devido a ocultação e violação das leis estaduais de proteção ao consumidor.
Por vender uma tecnologia que os autores alegavam ser inutilizável e perigosa.
Em 2016, a empresa de carros elétricos introduziu um upgrade para seu sistema Autopilot.
Ele foi projetado para auxiliar os motoristas em ações como mudança de pista, identificação de pista e estacionamento.
Os clientes que desejavam o sistema Autopilot atualizado pagaram US $ 5.000 pelo recurso.
Sob os termos do acordo, a Tesla pagará a esses clientes entre US $ 20 e US $ 280 em indenização.
Além disso, colocará US $ 5 milhões em um fundo para pagar honorários de advogados e outros custos associados ao caso.
O piloto automático sofreu um intenso apuração ultimamente.
Isso se deu desde que um acidente fatal envolvendo um veículo Tesla Model X ocorreu em março.
Nesse incidente, o motorista, Walter Huang, foi morto.
O acidente aconteceu quando seu modelo X colidiu com uma barreira entre a Highway 101 e a Highway 85, em Mountain View.
A família de Huang alega ter feito várias reclamações aos departamentos de serviços da Tesla.
Afirmaram de que a tecnologia Autopilot havia dirigido seu veículo em várias ocasiões em direção à barreira em que seu carro acabou colidindo.
Um Tesla que estava no modo Autopilot também colidiu com um caminhão de resgate no começo deste mês em um incidente em Utah.
Esse veículo foi dito ter acelerado pouco antes da colisão que deixou duas pessoas feridas.
Veja como funciona o piloto automático da Tesla:
Imagens: Reprodução
Fonte: Financial Post
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