Bons líderes querem o melhor para suas equipes.
Mas você sabia que há formas bem intencionadas que prejudicam a forma de trabalho dos seus funcionários?
Afinal, as situações de boas intenção também podem gerar problemas, assim como aquelas em que a chefia se mostra totalmente incompreensiva e sem abertura para o diálogo.
Veja a seguir quais são os 4 momentos em que as boas intenções se tornam verdadeiras vilãs do bom rendimento e dos bons resultados no trabalho da sua equipe:
Alguns líderes acreditam que seu trabalho é supervisionar pessoas. E não é bem por aí.
Muitos demoram um tempo grande até perceber que estão gerenciando seus funcionários e que isso é prejudicial para o trabalho.
Sabe como? Eles se preocupam em averiguar todos os detalhes do trabalho do funcionário, querem controlar tudo e inclusive palpitar na forma como o funcionário realiza a atividade.
Isso não é liderar.
Bons líderes não se envolvem todo o momento no que seus funcionários estão fazendo. Pelo contrário.
Eles criam formas para que cada vez mais seus funcionários executem as tarefas sem eles, com muito mais autonomia.
Quando algo não vai bem, o que bons líderes fazem é chamar os funcionários individualmente.
Pedir para que eles comentem o que estão achando do trabalho e o que eles propõe como solução para os problemas é legitimar o funcionário como parte do processo.
A cultura de trabalho de uma empresa não é responsabilidade apenas do CEO.
É preciso despertar nos funcionários a lembrança dos valores e crenças da empresa quando ele realiza alguma atividade, para sempre encontrar fundamento no que faz e no que pode vir a fazer.
Mas sabe onde os gestores pecam?
Esquecem de despertar a expectativa de determinados comportamentos e valores ao tratar as equipes em suas individualidades.
Ou seja, esquecem que apesar das diferenças de áreas, os funcionários constituem uma única equipe e por isso é importante que estejam conectados.
Muitos gestores sabotam suas equipes esquecendo que o social entre elas é importante, comentários quebra-gelo e confraternizações fazem toda a diferença.
Mesmo que cada equipe tenha uma rotina, é importante que existam pontos que as conecte, mesmo que seja a festa da empresa ou aquela data especial em que todos respiram do mesmo clima e empolgação.
Os bons gestores não devem esperar apenas pelos resultados excelentes para bonificar suas equipes.
Isso é um erro muito comum: promover ou fazer elogios quando os resultados concretos se apresentam.
É preciso, no entanto, manter o estímulo constantemente, até mesmo quando as coisas ainda não deram certo da forma esperada.
Além disso, um caminho é não personalizar e celebrar conquistas com toda a equipe inclusive por meio de e-mails que traduzam transparência.
Bons comportamentos positivos também merecem reconhecimento e incentivam a equipe. Focar apenas nos resultados, unicamente, sabota sua equipe.
É interessante reconhecer o quanto a colaboração está sendo útil e eficaz durante o trabalho.
Os gestores que se concentram apenas em projetos e na produção podem destruir a cultura da equipe engajada e motivada e fomentar apenas uma equipe competitiva que não terá bom entrosamento.
Por isso, lembre-se: no lugar de destacar apenas números, indique processos, valores e comportamentos que tem feito a diferença na execução das atividades.
Isso mostra aos funcionários que não é apenas o que eles realizam que é importante, mas também como a forma que realizam é importante.
E o mais importante disso tudo: reconhecer que os comportamentos positivos de alguns funcionários deva ser replicado, não exige um grande orçamento.
Que tal rever esses posicionamentos ocultos que sabotam sua equipe?
Inclusive, se pensar em levar o seu pessoal para um Missão Internacional no Vale do Silício, conte com a IIN.
Abraço!
Imagens: Reprodução
Fonte:
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