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Vai iniciar um novo projeto? Ou, está buscando evoluir e precisa estabelecer novas metas? Seja qual for a sua situação, desenvolver um Business Plan, ou Plano de Negócios, poderá facilitar o caminho rumo a novas conquistas.

Com essa técnica, você: direciona recursos, constrói estratégias, estabelece metas e calcula os riscos. Especialistas em gestão de carreira são categóricos: quanto mais claros são seus objetivos, mais fácil será atingi-los.

O que é e quais são suas vantagens?

O Business Plan tem como principal objetivo – e vantagem – estruturar ideias e atestar a sua validade. O método também é um importante aliado em outros dois pontos chaves de qualquer negócio: definir e acompanhar as metas estabelecidas e atuar na gestão de riscos.

A técnica pode ser utilizada em empresas de qualquer ramo de atividade, tamanho e com diferentes objetivos. Por isso, é útil tanto para startups, novos negócios, quanto para empresas com uma sólida trajetória.

Por essas características, é um excelente método para alinhar os esforços em prol de metas e objetivos comuns. Especialistas em gestão de recursos humanos apontam que a falta de direcionamento impacta diretamente o rendimento da equipe e, por consequência, da empresa. Por ser construído coletivamente, o Business Plan evita que isso ocorra. Já nas startups¸ a vantagem está em estruturar e validar os planos iniciais para a execução de ideias.

Como funciona?

Para começar a aplicar o Business Plan, tenha em mente qual é a sua realidade atual. Todo empreendedor precisa de um plano. Por isso, é preciso ter clareza sobre quais são as estratégias viáveis para a execução de suas ideias.

Como o Business Plan é uma técnica aplicada para diferentes modelos de negócios, são inúmeras as configurações que ele pode adquirir. Mas, abaixo você confere quais são os principais elementos que devem estar no seu plano:

Sumário Executivo:

Descreva sua empresa (trajetória, DNA, diferenciais, produtos e etc.) ou ideia de negócio. Também deixe claro quais são seus objetivos.

Análise de Mercado:

Liste quem são seus potenciais clientes, fornecedores e concorrentes. Reúna o máximo de informações possíveis sobre estes três elementos.

Riscos:

Conheça quais são os fatores de crise (internos e externos). Depois, trace estratégias para contorná-los. Com uma boa análise de riscos, é possível ter uma visão realista do mercado, antecipar-se aos riscos e estabelecer mecanismos de gestão de crises.

Plano Operacional:

Liste quais sãos os recursos financeiros, humanos e materiais necessários para a execução da sua ideia ou meta. Mensure a sua capacidade de produção por período levando em consideração esses recursos. O período estabelecido deve se adequar ao seu negócio.

Estratégias de Marketing:

Com as informações anteriores, estabeleça qual é a forma mais eficiente de comunicar o seu negócio. Tenha um plano de marketing que consiga levar as principais informações e vantagens do serviço ou produto que você irá oferecer aos potenciais clientes.

Como foi dito anteriormente, o Business Plan pode ser feito de diferentes formas. Mas, independentemente da complexidade, é fundamental que ele seja compartilhado com todos os integrantes de sua equipe – colaboradores internos e investidores – seja por meio de apresentação ou documentos.

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