Blog

Fique por dentro das notícias mais importantes

Ações como a redução do consumo de plástico e o uso de meios de transportes não poluentes já fazem parte da vida de muitas pessoas. Agora, as atitudes em favor do meio ambiente passam a ter presença cada vez mais forte dentro das empresas. O empreendedorismo sustentável consiste em aliar os negócios de uma empresa ao trabalho de proteção, cuidado e respeito com a natureza, pensando na redução de danos ao meio ambiente.

Vivemos um momento onde o debate sobre a mudança de estilo de vida e de produção é necessário. A comunidade científica apresenta estudos sobre as mudanças climáticas. No site da NASA, há uma seção destinada a explicar, com números, as alterações que vivenciamos, como aumento da temperatura global e derretimento das calotas polares.

Sustentabilidade é a palavra do momento. Ela faz referência a um conjunto de ações que podem ser tomadas em favor da redução de danos à natureza. E, se as mentes empreendedoras são conhecidas por pensar à frente do tempo, faz todo sentido que elas trabalhem para diminuir os efeitos nocivos ao meio ambiente, garantindo um futuro melhor para todos os habitantes do planeta. 

Apoio dos consumidores

As pessoas estão dispostas a mudar suas vidas em favor da proteção da natureza. Basta observar o crescente movimento pela redução do consumo de produtos de origem animal e do uso de sacolas plásticas, por exemplo.

Uma pesquisa recente do IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) divulgada em 2018 confirma essa tendência. Nela, 61% dos entrevistados afirmam estar dispostos a mudar o estilo de vida para beneficiar o meio ambiente e 70% disseram aceitar pagar mais caro por produtos que não causem grandes impactos à natureza.

Desse modo, empresas cujas ações demonstram responsabilidade sobre o meio ambiente são bem vistas pelos consumidores.

Mas, afinal, quais são essas ações em favor da natureza?

Grandes ações

Toda empresa pode realizar ações de sustentabilidade. Existem negócios totalmente voltados para esse ramo, com pesquisas em desenvolvimento de tecnologias sustentáveis. Um exemplo é a Tesla, empresa que desenvolve trabalho exemplar no ramo de transporte e energia e tem investido na produção de carros elétricos.

A geração e consumo de energia é um dos pilares das práticas sustentáveis no universo corporativo. Como grandes empresas consomem muita energia elétrica, aquelas que utilizam sistemas de energia solar estão se adequando a um mundo mais sustentável. Além disso, há companhias que investem em plantio de árvores, eventos e palestras sobre preservação ambiental. Apple, Google, Salesforce, The Creator, Apex-Brasil, Circuit Launch e muitas outras são exemplos da crescente relação entre empreendedorismo e respeito ao meio ambiente.  E essas ações não se limitam ao Vale do Silício.

A startup israelense Aleph Farms, por exemplo, tem investido na produção de carne bovina em laboratório. O resultado é uma produção mais sustentável que a pecuária.

Pequenas ações com grande resultados

Contudo, toda ação é bem-vinda e as mudanças começam em pequenas atitudes. Reutilizar papel, colocar lixeiras para separação de lixo orgânico e lixo reciclável, incentivar os funcionários a utilizarem canecas e garrafas de vidro, reduzir o consumo de água, incentivar o uso de meios de transporte menos poluentes ou o compartilhamento de veículos particulares são algumas da atitudes acessíveis a empresas de qualquer porte.

Uma boa forma de começar a trabalhar as ações sustentáveis é conhecer mais sobre o assunto e propor debates no ambiente de trabalho. As ideias podem ser propostas por todos os envolvidos no trabalho da empresa. Afinal, o conhecimento compartilhado também é uma característica das mentes que pensam no futuro.

No comments yet

Open chat