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No atual mundo dos negócios muitas características novas vem se destacando cada vez mais. E dentre as novas skills está a liderança. Ser líder é muito mais do que uma posição, é uma habilidade que traduz interesses de gestão, valores e missão das Organizações para todos os colaboradores que integram o meio ambiente de uma empresa.

E é nesse sentido que reside a grande diferença entre gestão e liderança. É muito interessante trabalharmos essa diferenciação antes de prosseguirmos, pois, é comum confundir gestão e liderança.

Diferença entre Gestão e Liderança

Basicamente, a gestão compete muitas vezes aos métodos, ao “como fazer”, no viés prático das ações e tomadas de decisão. Já a liderança fala muito sobre os “porquês” das escolhas, caminhos e decisões, em que os gestores tomam frente em busca do sucesso.

Embora sejam pontos diferentes, gestão e liderança também podem andar juntas, unidas a partir das skills do corpo de colaboradores que responde pela gestão de uma empresa. Mas, independentemente das duas características estarem concentradas, ou não, nas mesmas pessoas em posições estratégicas, o segredo para o sucesso com certeza carrega ambas as características e papéis em uma Organização.

O que ocorre, e por isso a importância do tema “liderança” nos dias de hoje, é que grandes líderes fazem bons colaboradores.

E qual o motivo disso?

Grandes líderes fazem bons colaboradores

Segundo Armond e Nassif (2009), a liderança é uma característica presente em muitos nichos, e acaba tendo por finalidade a inspiração de pessoas, tendo ações que visem as relações humanas. Ou seja, líderes inspiram, motivam e promovem ações que desenvolvam habilidades das pessoas que os cercam.

Trazendo isso para dentro de uma empresa, líderes são aqueles que inspiram ações, motivam pessoas e promovem engajamento entre os seus liderados. É dentre tais características que os líderes, natos, se desenvolvem e ocupam lugares de destaque que muitas vezes acabam sendo conduzidos por suas próprias ações e o resultado destas.

Há quem diga que liderança está intimamente vinculada com um “estilo de vida”, um “jeito de ser”, onde líderes propagam conhecimento e promovem o desenvolvimento com base em valores e em sua missão, que de uma forma ou outra, se enquadra nos objetivos das organizações que fazem parte.

Dessa forma, o papel de um líder encontra-se no desenvolvimento de estratégias que gerem resultados positivos por meio do desenvolvimento de colaboradores e equipe. Em suma, desenvolver pessoas é o grande segredo para conquistar resultados progressivos, e é nesse âmbito que reside os diferentes papéis de liderança.

Impactos de uma boa liderança

A influência de líderes no cotidiano de trabalho promove o engajamento dos colaboradores e equipes, formando um elo necessário entre a base e o topo de uma empresa. Com isso, as lideranças possuem um papel vital dentro da empresa, sendo responsáveis por feedbacks, capacitação e aprimoramento de equipes, reforço acerca do propósito do trabalho de cada colaborador para o todo.

Em pesquisa realizada pela Deloitte, as grandes tendências globais de capital humano (2019), os desafios encontrados pelas empresas da atualidade exigem cada vez mais um posicionamento de liderança, onde o capital humano e as relações devem estar em voga.

Dentre os pontos abordados aqui, nota-se a real importância de líderes que desenvolvam as habilidades de colaboradores e equipes, nesse sentido, vale lembrar que comunicação efetiva, boas relações e bons exemplos são essenciais para um líder. Líderes são exemplos a serem seguidos, por seu trabalho, estratégias e personal branding, afinal os maiores inspiradores da história seguem sendo líderes até hoje.

Apostar em lideranças estratégicas e, sobretudo, humanas, é o grande segredo para o sucesso e o engajamento de equipes.

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