Inbound marketing é uma ferramenta muito utilizada para a captação de público, ou seja, está voltado para encantar e conquistar pessoas. Esse método conta com uma estrutura totalmente voltada para a experiência do usuário, o que faz dessa ferramenta versátil e muito poderosa.
Também conhecido como “marketing de atração” o método inbound é perfeito para quem deseja alçar vôos mais altos. Por buscar uma forte conexão com o público-alvo, o uso do inbound afasta-se da aplicação de um marketing tradicional, pois trabalha por meio do marketing de conteúdo, SEO e estratégias de social media.
A base contida no método inbound, que carrega as características já mencionadas, possibilitam aos empreendedores maior possibilidade de sucesso.
Por ser um método versátil, que busca captar e valorar a experiência do usuário, aposta na mudança de mindset, ou seja, visa a comunicação aberta como uma grande aliada. Essa é uma das grandes estratégias da mudança de cenário que o inbound marketing tem como diferencial.
Além disso, a criação e a valorização de uma cultura de feedback é o elemento motivacional desse método. É nesse ponto onde as relações entre marca e cliente se desenvolvem.
A partir da intersecção entre marca e público-alvo nasce um dos grandes objetivos do marketing de atração: a fidelização por engajamento.
Por trabalhar em cima de uma ideia de geração de valores ininterruptos, esse método agrada tanto o público B2B quanto B2C. Ou seja, a versatilidade do inbound pode ser aplicada tanto para um público físico, quanto empresarial. Aqui o seu melhor aliado é o diálogo com o seu público.
Assim como o nome já incita, o marketing de atração, diferentemente do marketing tradicional não busca impor o seu produto para o cliente. Muito pelo contrário, conforme estamos vendo ao longo do texto, o grande objetivo é criar uma relação de confiança e fidelização com o cliente.
Estabelecer um diálogo aberto é uma das grandes metas que você deve colocar em seu trabalho, é a partir disso que você poderá estabelecer uma via de comunicação clara com o seu público-alvo. Dentre essas características, o seu público estará mais aberto e receptivo para saber as novidades de seu trabalho, marca ou produtos.
Lembre-se que a grande sacada do método inbound é a compreensão de suas personas, as suas ações de marketing de atração são voltadas para isso. Procure conhecer a opinião de seu público acerca de seus produtos, trabalhe com estratégias sutis para captar esse parecer. Quem sabe uma campanha em social media?
Por se tratar de uma ferramenta estratégica que vem modificando a visão dos empreendedores em relação a como fazer o marketing acontecer, o inbound vem sendo considerado como o novo marketing.
E porquê tanto destaque?
O mais interessante desse novo marketing é que não mais a empresa procura o cliente, aqui o papel é invertido, ou seja, o cliente busca o produto, serviço ou marca. Esse movimento ocorre conjuntamente com a mudança de paradigma no setor de serviços.
Com o avanço da tecnologia, muitas pessoas passam a buscar serviços para satisfazer os seus desejos ou necessidades. Os clientes estão cada vez mais críticos, isso tudo porque a facilidade de comparar tem crescido enormemente.
Aposte fortemente no marketing de conteúdo, pois nessa corrida de mercado ganha quem melhor comunicar. Lembre-se que, um bom conteúdo é aquele que comunica de forma clara e de acordo com seu público alvo, afinal, o objetivo é encantar e fidelizar o público.
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