Blog

Fique por dentro das notícias mais importantes

Você já ouviu falar de Inbound Marketing?

Inbound marketing é uma ferramenta muito utilizada para a captação de público, ou seja, está voltado para encantar e conquistar pessoas. Esse método conta com uma estrutura totalmente voltada para a experiência do usuário, o que faz dessa ferramenta versátil e muito poderosa.

Também conhecido como “marketing de atração” o método inbound é perfeito para quem deseja alçar vôos mais altos. Por buscar uma forte conexão com o público-alvo, o uso do inbound afasta-se da aplicação de um marketing tradicional, pois trabalha por meio do marketing de conteúdo, SEO e estratégias de social media.

A base contida no método inbound, que carrega as características já mencionadas, possibilitam aos empreendedores maior possibilidade de sucesso.

Inbound: um método desembaraçado

Por ser um método versátil, que busca captar e valorar a experiência do usuário, aposta na mudança de mindset, ou seja, visa a comunicação aberta como uma grande aliada. Essa é uma das grandes estratégias da mudança de cenário que o inbound marketing tem como diferencial.

Além disso, a criação e a valorização de uma cultura de feedback é o elemento motivacional desse método. É nesse ponto onde as relações entre marca e cliente se desenvolvem.

A partir da intersecção entre marca e público-alvo nasce um dos grandes objetivos do marketing de atração: a fidelização por engajamento.

Por trabalhar em cima de uma ideia de geração de valores ininterruptos, esse método agrada tanto o público B2B quanto B2C. Ou seja, a versatilidade do inbound pode ser aplicada tanto para um público físico, quanto empresarial. Aqui o seu melhor aliado é o diálogo com o seu público.

O marketing de atração e a proximidade com o público-alvo

Assim como o nome já incita, o marketing de atração, diferentemente do marketing tradicional não busca impor o seu produto para o cliente. Muito pelo contrário, conforme estamos vendo ao longo do texto, o grande objetivo é criar uma relação de confiança e fidelização com o cliente.

Estabelecer um diálogo aberto é uma das grandes metas que você deve colocar em seu trabalho, é a partir disso que você poderá estabelecer uma via de comunicação clara com o seu público-alvo. Dentre essas características, o seu público estará mais aberto e receptivo para saber as novidades de seu trabalho, marca ou produtos.

Lembre-se que a grande sacada do método inbound é a compreensão de suas personas, as suas ações de marketing de atração são voltadas para isso. Procure conhecer a opinião de seu público acerca de seus produtos, trabalhe com estratégias sutis para captar esse parecer. Quem sabe uma campanha em social media?

O novo marketing

Por se tratar de uma ferramenta estratégica que vem modificando a visão dos empreendedores em relação a como fazer o marketing acontecer, o inbound vem sendo considerado como o novo marketing.

E porquê tanto destaque?

O mais interessante desse novo marketing é que não mais a empresa procura o cliente, aqui o papel é invertido, ou seja, o cliente busca o produto, serviço ou marca. Esse movimento ocorre conjuntamente com a mudança de paradigma no setor de serviços.

Com o avanço da tecnologia, muitas pessoas passam a buscar serviços para satisfazer os seus desejos ou necessidades. Os clientes estão cada vez mais críticos, isso tudo porque a facilidade de comparar tem crescido enormemente.

Aposte fortemente no marketing de conteúdo, pois nessa corrida de mercado ganha quem melhor comunicar. Lembre-se que, um bom conteúdo é aquele que comunica de forma clara e de acordo com seu público alvo, afinal, o objetivo é encantar e fidelizar o público.

Gostou? Saiba mais sobre o método do momento e muito mais, visite a IIN Academy e conheça as nossas estratégias para ajudar sua empresa a ir ainda mais longe.

No comments yet

Open chat
Powered by