No dia 03 de abril, o Youtube se tornou um dos assuntos mais comentados no mundo devido a um tiroteio que aconteceu dentro da sede, em San Bruno, na Califórnia.
Na ocasião, uma mulher armada entrou na empresa e disparou contra quatro pessoas que seguem hospitalizadas.
As investigações estão sendo feitas pela polícia local.
No entanto, a entrada da pessoa armada à sede do Youtube levantou o debate sobre a estrutura que empresas de tecnologia como o Youtube tem difundido atualmente.
Segundo informações divulgadas pelo Recode – site de notícias de tecnologia e mídia digital que faz coberturas no Vale do Silício, o YouTube prometeu aumentar a segurança após o ataque – mas essa não é uma tarefa fácil e rápida.
De acordo com a publicação do site, os campus de tecnologia são geralmente projetados para serem lugares divertidos e acolhedores.
Dessa maneira, o controle da entrada e saída de pessoa, então, seria um novo desafio.
O Youtube declarou disse a pessoa identificada como atiradora conseguiu entrar no campus de San Bruno pelo estacionamento.
Depois disso, ela acessou o pátio externo do YouTube e que a organização está se comprometendo a proteger melhor seus funcionários.
“Estamos revisitando este incidente em detalhes e aumentando a segurança que temos em todos os nossos escritórios em todo o mundo para torná-los mais seguros não apenas no curto prazo, mas a longo prazo”, disse o YouTube em um comunicado na noite de quarta-feira.
A estrutura das empresas de tecnologia no Vale do Silício geram debates sobre acesso e mobilidade do público.
Os edifícios estão espalhados e qualquer pessoa pode transitar por eles.
No Vale do Silício, não é incomum a recepção aos visitantes.
Já que as próprias empresas são além de corporações admiradas, pontos marcantes do Vale.
Segundo o artigo do Recode é provável que haja um novo debate no Vale do Silício sobre como esses campi são protegidos – “bem como vimos um debate sobre espaços públicos como os cinemas após o tiroteio em Aurora em 2012 e um debate sobre escolas após incidentes mortais em Sandy Hook e mais recentemente em Parkland”, escrevem.
Os detalhes sobre o tiroteio seguem sendo apurados.
Fonte: Informações do Recode
Imagens: Reprodução
Eu estive lá no Campus na última sexta-feira, e havia segurança em todas as entradas dos prédios, só permitiam a entrada de pessoas com o crachá da empresa.