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Muito vem se falando no desenvolvimento de competências como algo essencial para a vida em sociedade. Seja por meio da educação, no processo de aprendizagem, seja por meio do planejamento para desenvolver uma carreira, as competências estão com força total no que diz respeito aos profissionais do futuro.

Mas, afinal, o que são as tais competências?

Bom, o desenvolvimento de competências ocorre nas mais diversas áreas. E embora esse conceito possa abranger um universo de possibilidades, uma coisa é certa, são as competências que abrem espaços para novos profissionais, para um novo mercado.

Segundo o CEO do Linkedin, Jeff Weiner (2018), a análise de valores tais como a ética, perseverança, lealdade, bem como o Growth Mindset, são habilidades que vêm tomando lugar junto a corrida pela tão estimada oportunidade de trabalho.

Hard and Soft Skills e os profissionais do futuro

Em tradução livre, hard and soft skills, diz respeito a habilidades técnicas e habilidades subjetivas de um profissional, respectivamente.

Dentre as capacidades mais bem vistas no atual cenário do mercado de trabalho, encontram-se a habilidade de resolver problemas complexos, o pensamento crítico, criatividade, inteligência e gestão das emoções e a flexibilidade cognitiva.

É claro que dificilmente podemos ter tido a chance de aprender isso na escola, pois, a orientação que tivemos foi e, em certa medida, ainda é diferente das habilidades atualmente exigidas.

Trilhar o caminho do tão estimado “profissional do futuro”, pode até não ser uma simples tarefa. Mas, para quem já está no caminho, ou para aqueles que estão começando, parte do futuro é certa e está latente para quem souber somar hard e soft skills.

Hoje em dia os meios para desenvolver tais habilidades estão cada vez mais acessíveis e atrativos. A exemplo disso, encontramos lideranças e empresas inspiradoras, cursos em universidades e até mesmo as missões internacionais. São meios para que o caminho para o desenvolvimento de competências comportamentais e sociais seja uma trilha proveitosa.

E como começar a desenvolver essas competências?

Antes de tudo, é muito interessante entender um pouco mais do que se trata cada competência. E aqui vamos trazer as habilidades mais importantes a serem desenvolvidas ou enriquecidas. Vem com a gente!

Inteligência Emocional

Está aqui uma das principais exigências para os profissionais do futuro. A inteligência emocional  é uma grande aliada, podendo estar presente em todos os setores de sua vida, sendo o profissional um deles.

Uma maneira interessante para aprimorar ainda mais a sua inteligência emocional é praticar o autoconhecimento. Ao entender a si mesmo, você aumenta a sua própria capacidade de realizar a gestão de suas emoções e, em decorrência disso, trabalha melhor cenários de incerteza e possíveis conflitos.

Flexibilidade Cognitiva

A flexibilidade cognitiva é uma competência que abarca em seu grande guarda-chuva o pensamento crítico. A capacidade que temos para pensar fora caixa é um título mais usual para esse tipo de flexibilidade. Sendo essencial quando o propósito é  pensar em diferentes estratégias para chegar ao mesmo objetivo.

É claro que o pensamento crítico, sendo outra competência está presente, uma vez que considerar diferentes estratégias envolve conhecer o destino de cada ação, mensurando também os seus desdobramentos sociais.

Resolução de problemas complexos

Essa capacidade também está dentre o conjunto de competências estimadas em um profissional, ela diz respeito à capacidade de resolver problemas complexos utilizando estratégias criativas e funcionais.

Entender os processos que podem levar a falhas no planejamento é uma forte característica dos profissionais que carregam a resolução de problemas complexos como carro chefe. Atuar no sentido de trabalhar diagnósticos para compreender falhas é também atuar no sentido de conhecer a fundo o seu próprio trabalho. Esse fator é altamente estimado, pois envolve negócios, estratégia, pessoas e cultura empresarial.

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