Hoje em dia a gestão de marca, também conhecida como branding, é uma estratégia cada vez mais utilizada por empreendedores para ganhar espaço e conquistar o público.
Com o advento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), aliadas aos avanços na área de marketing, estratégia e publicidade, apostar em uma frente de comunicação está sendo naturalizado no mundo dos negócios. Afinal, trabalhar com o público ao passo em que a gestão de marca está sendo realizada, é uma grande inovação.
Para realizar uma gestão de marca com muito sucesso, é necessário que o branding aposte em levar ao público a sua missão, objetivos e valores. Ou seja, mostrar ao público onde se quer chegar, de forma adequada a ele. Afinal, uma das estratégias mais efetivas é apostar em um inbound marketing, centrado no público, envolvente e não invasivo.
A gestão de marca, aliada com o marketing pessoal dos líderes e dirigentes de uma empresa, são essenciais para que produtos e serviços ultrapassem fronteiras. Além disso, investir pesado na gestão de marca pode chegar ao topo, tendo também como carro chefe o potencial para influenciar pessoas, outras marcas e até mesmo inspirar tomadas de decisões.
A exemplo de marcas com grande influência temos Uber, Coca-Cola e Netflix. Suas logomarcas e estilos são facilmente reconhecidos por onde são estampadas.
Para executar o branding de uma marca é necessário que a gestão da mesma esteja voltada para os stakeholders, ou seja, para todas as partes interessadas nos serviços e/ou produtos de uma empresa. Os stakeholders podem ser as mais diversas personas, clientes físicos, outras empresas, órgãos governamentais e etc. O que importa aqui é vincular a gestão de marca aos públicos atendidos.
Muitas empresas vêm utilizando cada vez mais as plataformas digitais para desenvolver a gestão de sua marca, nesse sentido o Instagram, Facebook e Youtube, entram com tudo e tomam espaço dentre as ferramentas mais utilizadas do momento. Além disso, e-mail marketing e blogs também são utilizados, afinal, para gerir uma marca não se aposta apenas no produto fim, mas na missão e nos valores que o regem.
Alimentar os stakeholders com conteúdos interativos, informações e até mesmo curiosidades de como o produto é feito até chegar ao público-alvo, também vem sendo uma grande jogada de marketing de conteúdo, grande aliado da gestão de marca. Essas estratégias estão em voga entre empresas que buscam inserir-se no cotidiano de seus clientes. Cativar para fidelizar é a grande aposta do momento!
Como já mencionamos anteriormente, é vital que a marca de uma empresa ou produto seja dotada de uma identidade marcante, que carregue a missão e os valores de quem a produz.
Não é nenhuma novidade que cada vez mais o público busca escolher ainda mais os produtos e serviços adquiridos.
É nesse sentido que observamos, em Marketing 3.0 (KOTLER, 2010) que cada vez mais a influência dos clientes faz parte da gestão de marca. Isso ocorre principalmente por dois fatores: o advento do acesso à informação por meio da internet e a consequente ampliação de possibilidades encontradas para aquisição de serviços e produtos.
E esse é um ponto muito importante dentre as grandes transformações nas áreas de gestão, marketing e publicidade. Isso tudo porque o alto crescimento do nível de exigência dos consumidores faz com que estes estejam no topo da pirâmide, quando o assunto é business branding.
Essa questão torna ainda mais evidente que a gestão de marca deve levar em consideração o diferencial. E para que isso ocorra, apostar em missão e valores na identidade da marca é de suma importância. Oferecer ao público informações de como a ideia surgiu, de onde vem esse produto (ou marca), bem como o que está por trás, pode vir a ser uma grande estratégia de sucesso. É importante considerar um ar de “acolhimento”, levando em consideração além das necessidades, a influência dos consumidores.
Atualmente esse tipo de ação vem trazendo grande reconhecimento para empresas e suas marcas. Outro fator interessante é a divulgação de ações que envolvem o trabalho de equipe, ações sociais e desenvolvimento de serviços. É muito interessante como as pessoas se envolvem e se engajam quando se sentem próximas àquilo que consomem.
Prova disso é uma pesquisa realizada pela Ipsos. Em The Most Influential Brands, dentre top 3, em termos de peso das categorias avaliadas, estão as categorias Liderança & Inovação (32%), Confiança (30%) e Presença (17%). O grande peso distribuído entre essas três categorias nos mostra a grande importância da interação com o público, sendo, através dela que emerge a possibilidade de engajamento.
Apostar em estratégias eficazes para alavancar a marca de sua empresa pode deixar de ser algo complexo, estar atento aos feedbacks e interações com o público pode ser um ponto chave de conquistas e sucesso para os seus negócios!
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